Meu MEI cresceu e agora?

Trouxemos algumas dicas para organizar sua migração para MEI surpresas

Enviado em 12/09/2017

Todos sabemos que é possível permanecer no MEI enquanto o faturamento bruto anual não ultrapassar R$ 60.000,00. Mas esperar chegar neste limite para proceder com a alteração pode gerar dor de cabeça. Por isso trouxemos algumas dicas para organizar sua migração para MEI sem ter surpresas.

A transformação do MEI - Microempreendedor Individual em microempresa pode ser feita a qualquer momento, por opção própria do empreendedor, nesse caso terá efeito a partir de 1º de janeiro do seguinte, salvo quando a comunicação for feita no mês de janeiro. Neste caso os efeitos se darão no mesmo ano. Ou por comunicação obrigatória, nos seguintes casos:

 

- Contratação de mais de um funcionário

- Entrada de um sócio na empresa

- Abertura de filial ou outra empresa em nome do empresário

- Exercer novas atividades vedadas ao MEI

 

Nesta segunda, há duas situações:

 

- Se o seu faturamento ultrapassou em mais de 20% o limite previsto, o desenquadramento terá efeito retroativo a janeiro do mesmo ano, o que não é nada bom, pois implicará no pagamento dos impostos devidos como se você já estivesse desenquadrado desde o início do ano, acrescidos de juros e correção.

- Se você está se desenquadrando porque contratou mais de um funcionário, incluiu um novo sócio na empresa, abriu uma filial ou passou a exercer atividade vedada ao MEI, seu pedido terá efeito a partir do primeiro mês subsequente.

 

Para evitar qualquer contratempo o ideal é fazer uma projeção do ano de 2017 e efetuar o trâmite já no início de janeiro. Desta forma, começa o ano com a nova tributação fazendo o acompanhamento da forma mais conveniente.

Caso precise alterar no meio do ano, nossa recomendação é pedir baixa do MEI e constituir uma nova empresa, evitando surpresas desagradáveis.

Lembre-se! MEI não é obrigado a ter contador, e não cobramos para abertura do mesmo, mas para formalização de um empresário individual você irá precisar deste profissional, e nós estamos aqui para lhe auxiliar ;)

Novidades


Quero ver mais

Contato

Envie uma mensagem pelo formulário ao lado com suas dúvidas para que possamos entrar em contato contigo ou converse conosco através do whatsapp ou do chat!

Whatsapp Chat


WEBContabilidade é um escritório administrativo que fica em Blumenau/SC, mas atende online diversas cidades no Brasil inteiro. Conosco você tem disponível sua contabilidade online, gerencia folha de pagamentos, impostos e relatórios gerenciais. Conforme determinação legal, as atividades contábeis são prestadas unicamente pela empresa I9 Contabilidade e Gestão Empresarial LTDA através de seus colaboradores apaixonados por contabilidade. A WEBContabilidade é empresa parceira que viabiliza o software inteligente, realiza inovações tecnológicas possibilitando sempre a melhor plataforma contábil online e presta os serviços administrativos necessários para facilitar sua contabilidade. A WEBContabilidade e a I9 Contabilidade e Gestão Empresarial LTDA atuam em parceria e atendem a todas as exigências legais.

I9 Contabilidade e Gestão Empresarial LTDA, escritório contábil, Conselho Regional de Contabilidade: SC-009123/O

Silmara Batista Baseggio, contadora responsável, Conselho Regional de Contabilidade: SC-032380/O-5

Precisa de ajuda?
WHATSAPP