O que é o fator R do Simples Nacional?

Descubra como fugir do Anexo V para o Anexo III de maneira legal

Enviado em 28/10/2020

Para empresas optantes do Simples Nacional, e que são tributadas pelo Anexo V, deve-se observar o fator R.

 

Esse tal de fator R é o valor resultante da divisão do valor pago em folha nos últimos 12 meses pelo faturamento bruto da empresa nos últimos 12 meses.

 

Caso o resultado seja maior ou igual a 0,28 sua empresa será tributada pelo Anexo III do Simples Nacional, onde a alíquota inicial é de 6%

 

Se o resultado for menor que 0,28 então sua empresa será tributada pelo Anexo V do Simples Nacional, cuja alíquota inicial é de 15,5%.

 

Podemos perceber então que há uma diferença de tributação considerável em cima do faturamento bruto da empresa dependendo do Anexo em que ela for tributada.

 

Dessa forma é muito importante para seus negócios observar o valor que está pagando na folha de pagamento e encargos trabalhistas e sociais para que possa recolher o menor imposto possível, o que por muitas vezes é a diferença entre uma empresa financeiramente saudável ou capenga no fim do mês.

 

Se não for nosso cliente ainda, cadastre-se e solicite a migração de sua empresa para nossos cuidados para que possamos lhe orientar no melhor caminho :)

Novidades


Quero ver mais

Contato

Envie uma mensagem pelo formulário ao lado com suas dúvidas para que possamos entrar em contato contigo ou converse conosco através do whatsapp ou do chat!

Whatsapp Chat


WEBContabilidade é um escritório administrativo que fica em Blumenau/SC, mas atende online diversas cidades no Brasil inteiro. Conosco você tem disponível sua contabilidade online, gerencia folha de pagamentos, impostos e relatórios gerenciais. Conforme determinação legal, as atividades contábeis são prestadas unicamente pela empresa I9 Contabilidade e Gestão Empresarial LTDA através de seus colaboradores apaixonados por contabilidade. A WEBContabilidade é empresa parceira que viabiliza o software inteligente, realiza inovações tecnológicas possibilitando sempre a melhor plataforma contábil online e presta os serviços administrativos necessários para facilitar sua contabilidade. A WEBContabilidade e a I9 Contabilidade e Gestão Empresarial LTDA atuam em parceria e atendem a todas as exigências legais.

I9 Contabilidade e Gestão Empresarial LTDA, escritório contábil, Conselho Regional de Contabilidade: SC-009123/O

Silmara Batista Baseggio, contadora responsável, Conselho Regional de Contabilidade: SC-032380/O-5

WEBCONT SERVICOS ADMINISTRATIVOS LTDA - CNPJ: 28.398.863/0001-88

Precisa de ajuda?
WHATSAPP