Como abrir minha própria empresa? Parte 1: Planejamento e plano de negócios

Entenda a importância de se planejar antes de empreender e aumente suas chances de sucesso

Enviado em 29/11/2017

Nós da WEBContabilidade estaremos publicando uma série de artigos para ajudar você a entender melhor como funciona o processo de criação de uma empresa e dessa forma aumentar as suas chances de sucesso.

Neste primeiro artigo iremos abordar o impacto de uma análise do mercado e do plano de negócios no sucesso do seu empreendimento.

 

ANÁLISE E VALIDAÇÃO DO MERCADO

Antes de qualquer investimento, o empreendedor deve saber tudo sobre o mercado no qual irá abrir empresa, fazendo uma análise e uma validação sobre esse mercado. É recomendado fazer um levantamento e conhecer a concorrência. E também, encontrar nichos e observar as mudanças e projeções no ramo da sua empresa. Assim, o empreendedor poderá ter uma ideia se o seu negócio será realmente viável e se trará os resultados esperados. Afinal, é preciso que haja demanda por parte do público.

 

PLANO DE NEGÓCIOS

Feita a análise e validação do mercado, chegou a hora de montar um plano de negócio. O plano de negócios é responsável para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. Esse planejamento deve detalhar como você irá lidar com a questão financeira e os recursos humanos que você irá contar para o desenvolvimento da sua empresa. É necessário saber todos os investimentos, pagamentos de funcionários e maquinários, clientes, principais concorrentes e muito mais.

Esse planejamento serve como uma orientação para que a empresa possa imprimir a sua marca no mercado, para que saiba exatamente o que fazer em qualquer situação. Uma estratégia bem elaborada conta até com atitudes preventivas. Mas saiba também, que planejamentos errados causam acontecimentos inesperados. É preciso muito cuidado e dedicação na hora de montar o seu plano de negócios.

 

 

PRINCIPAIS PONTOS QUE DEVEM SER ABORDADOS EM UM PLANO DE NEGÓCIOS:

- O que é o negócio? Defina uma missão para a empresa, a razão dela existir e os valores do negócio;

- Quais os principais serviços e/ou produtos? Defina qual será a área de atuação da empresa, obrigações fiscais e setor e atividade. Atividade que pode ser dividida em: prestação de serviços, indústria e comercio atacadista.

- Quem serão os seus principais clientes? Faça uma análise de mercado sobre o que os clientes procuram no seu ramo de negócios;

- Onde será localizada a empresa? Pesquise sobre qual é a melhor região para o seu tipo de negócio;

- Qual a estrutura operacional? Defina quantas pessoas serão necessárias na sua empresa e como acontecerá todo o funcionamento dela;

- Quem serão os seus principais concorrentes? Descubra a maneira como eles trabalham e os pontos negativos e positivos que levam em seu funcionamento;

- Quem será seu fornecedor? Faça pesquisa de preços, compare, encontre o que mais combina com a sua empresa;

- Construa cenários e desenvolva planejamentos estratégicos e de marketing;

 

- Monte um detalhado planejamento financeiro. Coloque informações sobre de onde virá os recursos e o que será feito com eles. Qual será o faturamento mensal, em quanto tempo espera que o capital investido retorne e como você irá lidar a longo prazo com as suas finanças.

 

LOCALIZAÇÃO

A localização da maioria dos negócios é um dos fatores cruciais para o faturamento. Para fazer essa seleção é necessário levar em conta aspectos como clientes. No plano de negócios você terá definido tudo sobre eles e então saberá como escolher a região em que estarão presentes. Pensar na sua equipe e fácil acesso para eles também é fundamental.

Se você quer abrir empresa na sua residência saiba que é possível. A maioria das prefeituras permitem o registro de empresas em endereços residenciais. Porém, sua atividade não pode envolver nenhum tipo de armazenamento, nem carga ou descarga de produtos e mercadorias. Assim como, não deve haver uma grande circulação de pessoas no local.

Às vezes, algumas pessoas escolhem um local, investem nele, mas depois descobrem que não podem atuar ali. Para evitar isso, é preciso ficar atento aos aspectos legais e regularizações de acordo com as licenças exigidas, tendo que consultar a prefeitura para confirmar se a sua empresa poderá operar naquele endereço escolhido. É necessário realizar o pedido para a prefeitura fazer a Análise Prévia da Viabilidade de Localização. Essa análise determina se a empresa pode ou não utilizar determinado imóvel para determinado comércio.

 

SAIBA ESCOLHER SEUS SÓCIOS

Apesar de não ser obrigatório, ao abrir empresa você pode decidir criar uma sociedade. Ter um sócio diminui a necessidade de grandes investimentos e dilui os riscos. Porém, fazer corretamente essa escolha é fundamental para o sucesso da sua empresa, errar nessa parte pode colocar tudo a perder.

Os sócios possuem o papel de investir no negócio. Investimento que pode ser feito com capital, com tempo ou com ambos. Ou seja, empresários que não conseguem investir o valor total para começar o negócio, pode contar com essa ajuda. Os sócios também devem dividir as responsabilidades, tomadas de decisões e possíveis lucros.

 

Quanto mais conhecimentos sobre negócios e sobre a área de atuação da empresa, o seu sócio possuir, e quanto mais preparado ele estiver, assim como você, maior são as chances de o negócio dar certo.

 

NÓS PODEMOS TE AJUDAR

Nós da WEBContabilidade estamos aqui para ajudar você a transformar seu sonho em realidade, basta se cadastrar em nosso sistema e solicitar um atendimento para te ajudarmos nesse processo de abertura de empresa.

Nosso próximo artigo irá abordar as naturezas jurídicas, tipos empresariais e portes empresariais que você pode escolher para abrir sua empresa, não perca!

Novidades


Quero ver mais

Contato

Envie uma mensagem pelo formulário ao lado com suas dúvidas para que possamos entrar em contato contigo ou converse conosco através do whatsapp ou do chat!

Whatsapp Chat


WEBContabilidade é um escritório administrativo que fica em Blumenau/SC, mas atende online diversas cidades no Brasil inteiro. Conosco você tem disponível sua contabilidade online, gerencia folha de pagamentos, impostos e relatórios gerenciais. Conforme determinação legal, as atividades contábeis são prestadas unicamente pela empresa I9 Contabilidade e Gestão Empresarial LTDA através de seus colaboradores apaixonados por contabilidade. A WEBContabilidade é empresa parceira que viabiliza o software inteligente, realiza inovações tecnológicas possibilitando sempre a melhor plataforma contábil online e presta os serviços administrativos necessários para facilitar sua contabilidade. A WEBContabilidade e a I9 Contabilidade e Gestão Empresarial LTDA atuam em parceria e atendem a todas as exigências legais.

I9 Contabilidade e Gestão Empresarial LTDA, escritório contábil, Conselho Regional de Contabilidade: SC-009123/O

Silmara Batista Baseggio, contadora responsável, Conselho Regional de Contabilidade: SC-032380/O-5

WEBCONT SERVICOS ADMINISTRATIVOS LTDA - CNPJ: 28.398.863/0001-88

Precisa de ajuda?
WHATSAPP